Conheça os projetos reconhecidos em 2024 - Espírito Santo
Premiados pela Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES)

Estudantes da EEEFM José Corrente, do time "AgroScience", inspirados pelo Programa Shell NXplorers, estão prontos para revolucionar a cafeicultura desta comunidade rural. Com o apoio dos professores Amanda Gomes Silva, Felipe Cassa Duarte Venâncio e Luciana de Souza Lorenzoni Paschoa, a equipe desenvolveu uma solução inovadora: uma derriçadeira movida a energia solar. Adaptado para funcionar com energia limpa, substituindo o combustível fóssil, o equipamento atende a uma necessidade urgente dos cafeicultores locais, além de contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Nome da escola: EEEFM José Corrente, Alegre/ES
Professoras facilitadoras: Amanda Gomes Silva, Felipe Cassa Duarte Venâncio e Luciana de Souza Lorenzoni Paschoa
Nome do grupo: AgroScience
Estudantes: Bianca Costa de Sousa, Carlos Daniel da Silva Rodrigues, Daniel Roberto Moura da Silva, Endriw Netto Resende, Greiciane Alcântara dos Santos, Kaian Isaias Vieira Albertacci Souhait, Maria Luiza Simões Miranda, Náthaly Venial Albiani.
A equipe “Green Maker Innovation”, composta por estudantes da EEEM Dom Daniel Comboni, de Nova Venécia (ES), trouxe um projeto inovador, sustentável e de baixo custo de implementação utilizando borra de café. Sob a orientação do professores Fabrício de Sá Hora Santo e João Vitor Santana dos Santos, a equipe utilizou uma impressora 3D e um bioplástico criado a partir da borra de café para fabricar peças de jogos de dama, que foram doadas para idosos da comunidade, reduzindo o descarte de plásticos e materiais orgânicos.
Nome da escola: EEEM Dom Daniel Comboni, Nova Venécia/ES
Professoras facilitadoras: Fabrício de Sá Hora Santo e João Vitor Santana dos Santos
Nome do grupo: Green Maker Innovation
Estudantes: Julia Righette Soares, Karina Turetta Pinto Vieira, Maria Gabrieli Fantecelle Pena, Mateus Valeriano Lopes, Matheus de Abreu Mioto, Nathália Bevitorio Sabadini, Pedro Souza Gambini, Sara Vicente Hortolane.


A equipe do CEIER de Vila Pavão, com o apoio dos professores Claudiney Helmer e Sergiana Helmer Silva, adotou o sistema de semi-hidroponia com biofertilizante produzido na própria escola, inovando na preservação ambiental e na economia de energia. O destaque está na técnica diferenciada de semi-hidroponia, que utiliza o biofertilizante gerado por um biodigestor instalado na escola. Esse sistema converte resíduos orgânicos em biogás e nutrientes para as plantas, eliminando a necessidade de fertilizantes químicos.
Nome da escola: CEIER de Vila Pavão, Vila Pavão/ES
Professoras facilitadoras: Claudiney Helmer e Sergiana Helmer Silva
Estudantes: Adriana Betzel Moreira, Arthur Wutke Gonçalves da Silva, Ashely de Oliveira Butick, Elisa de Oliveira Kempin, Hellen de Souza Coelho, Henzo Goulart do Carmo, Kauã Cezar do Castro dos Anjos, Maithê Alves Moreira, Miguel Krause Bendt, Olavo Morgan Pereira
Reduzir o desperdício no setor agroindustrial e combater a desnutrição infantil são os principais objetivos do time “Maura-NX”, composto por estudantes da CEEFMTI Prof. Maura Abaurre, Vila Velha (ES), que focaram em dois grandes desafios globais: segurança alimentar e gestão de resíduos. Orientados pelos professores Silva Pelição Batista e Helionardo Thomaz, alunos desenvolveram uma solução inovadora, transformando o bagaço de cana-de-açúcar — resíduo abundante no Brasil — em farinha e suplementos alimentares nutritivos, com o potencial de beneficiar especialmente crianças em situação de vulnerabilidade.
Nome da escola: CEEFMTI Prof. Maura Abaurre, Vila Velha/ES
Professoras facilitadoras: Silva Pelição Batista e Helionardo Thomaz
Nome do grupo: Maura-NX
Estudantes: Caio Miguel Perdigão Gonçalves, Clara Souza, Clara Tolentino Rodrigues Frossard, Cléo Ferreira Ribeiro, João Carlos Peixoto Rodrigues, Kauê Christian Martins Santiago, Maria Eduarda de Barros Lima, Milena Lopes do Nascimento, Rafaela Fabre Zanelli
