Ir para o conteúdo principal

Conheça os projetos reconhecidos em 2023- Rio de Janeiro

Premiados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ)

O grupo “Food and Health”, da EM Uruguai, do Rio de Janeiro (RJ), desenvolveu o “Teto Verde”, sob supervisão dos professores Raphael de Souza Lima e Tatiane Coelho. O projeto consistiu em criar um protótipo de teto verde que reduz o calor urbano, economiza energia, absorve água da chuva e favorece a biodiversidade. Os estudantes debateram sobre eficiência energética e alimentação balanceada, visitaram o projeto Teto Verde Favela e pesquisaram espécies de PANCs adequadas ao clima e ao sol.

Nome da escola: EM Uruguai

Professores facilitadores: Raphael de Souza Lima e Tatiane Coelho

Nome do Grupo: Food and Health

Estudantes: Anna clara Cordeiro da Silva Guimarães, Emanuelle Herculano de Oliveira, Gabrielle Victória Gomes Cardoso de Almeida, Helloyse Cristina Fernandes Freitas, Marcus Matheus Bernardo Pereira, Mariah de Almeida Rodrigues Pereira e Nadielen da Silva dos Santo

A imagem mostra o grupo de alunos, em pé ao ar livre à luz do dia. Eles estão segurando um modelo de uma casa que tem plantas verdes crescendo em cima dela, simbolizando talvez um telhado verde ou um conceito de habitação ecológica. O modelo é colocado em uma placa de madeira para suporte. Os alunos estão vestindo camisetas brancas com logotipos nelas.
Grupo “Food and Health”, da EM Uruguai, do Rio de Janeiro (RJ),

Alunos do 8º ano da EM Brigadeiro Faria Lima, do Rio de Janeiro (RJ), se reuniram no grupo “Jovens Mudando o Mundo”, sob supervisão dos professores Fabienne Oliveira, Vanini Lima e Viviane Lavandeira, em um projeto de compostagem e vinagre caseiro​. Os estudantes desenvolveram um projeto de educação ambiental que envolveu a coleta e a compostagem de resíduos orgânicos, bem como a produção de vinagre a partir de restos de maçã. O projeto visou diminuir o desperdício de alimentos e valorizar os recursos naturais.

Nome da escola: EM Brigadeiro Faria Lima

Professores facilitadores: Fabienne Oliveira, Vanini Lima e Viviane Lavandeira

Nome do Grupo: Jovens Mudando o Mundo

Estudantes: Ana Clara Pompeu de Souza, Ana Vithória Modena Maciel dos Santos, Bruno Luiz Teodoro Bispo, Caio Victor dos Santos Brito, Cauã Carvalho de Santana Gonçalves, Gabriel Lima Franco, Kauane Samuel Gomes Siqueira, Rebeka Martins de Freitas, Ronaldo Ono de Moraes e Victória da Cunha Souza Lima

A imagem mostra os alunos envolvidos em uma atividade que envolve a separação de vários itens. Eles estão usando luvas e parecem estar examinando e separando materiais em um recipiente preto. O cenário parece ser ao ar livre, com luz natural e uma parede de pedra visível ao fundo. Há sacolas ao redor deles, sugerindo que eles podem estar envolvidos em um processo de reciclagem ou limpeza ambiental.
Grupo “Jovens Mudando o Mundo” da EM Brigadeiro Faria Lima, Rio de Janeiro (RJ)

O grupo “Rocket”, da EM Cardeal Leme, do Rio de Janeiro (RJ), desenvolveu um carregador de celular à base de energia solar, sob supervisão dos professores Sicleide dos Santos e Gerson Dias. Os estudantes construíram uma estação solar para carregar celulares, pesquisaram sobre energia limpa e alertaram a comunidade sobre o furto de energia.

Nome da escola: EM Cardeal Leme

Professores facilitadores: Sicleide dos Santos e Gerson Dias

Nome do Grupo: Rocket

Estudantes: Ariane Felix de Abreu, Beatriz Gonzalez da Silva, Bryan Fidalgo Mello e Silva, João Pedro Pacheco de Sousa, João Victor Scramignon de Sena, Kaike Sobrinho Facundes de Freire, Kauã Scramignon dos Santos, Manuela de Azevedo de Andrade, Rayssa Gomes da Silva e Rhayssa Gomes de Moura

A imagem mostra os alunos ao redor de uma mesa, envolvidos no que parece ser uma oficina de eletrônica. Na mesa estão espalhados vários componentes, como fios, placas de circuito e ferramentas. Uma aluna está segurando um tablet, enquanto outro está trabalhando na montagem ou reparo de um dispositivo eletrônico com um ferro de solda. Um quadro branco com algumas anotações nele é visível ao fundo, mas o texto não é legível.
Grupo “Rocket” da EM Cardeal Leme, do Rio de Janeiro (RJ)

Ainda no Rio de Janeiro (RJ), o grupo “GETPET”, da EM Marechal Mascarenhas de Moraes, desenvolveu o projeto filamento de garrafa PET para impressora 3D sob coordenação dos professores Luiz Gustavo Taipina Mattos Queiroz e Thais Dutra. Estudantes criaram filamentos de PET para impressora 3D a partir de garrafas recolhidas no manguezal, usando um equipamento próprio.

Nome da escola: EM Marechal Mascarenhas de Moraes

Professores facilitadores: Luiz Gustavo Taipina Mattos Queiroz e Thais Dutra

Nome do Grupo: GETPET

Estudantes: Emanuelly Vitoria Santos de Almeida, Emilly Chaves de Almeida, Guilherme Batista da Silva, João Pedro Batalha Elias dos Reis, Letícia Victoria Figueiredo do Nascimento, Luis Antônio de Almeida da Costa, Luis Felipe Silva Duarte, Miguel dos Santos Pacífico, Millena Cristine da Costa Duffrayer e Wesley Soares da Silva

A imagem mostra o grupo de alunos e professores um ambiente interno que parece ser uma sala de aula. O local está bem iluminado e, no fundo da sala, há banners pendurados na parede.
Grupo “GETPET” da EM Marechal Mascarenhas de Moraes, Rio de Janeiro (RJ)