Ir para o conteúdo principal

Conheça os projetos reconhecidos em 2023 - Espírito Santo

Premiados pela Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEDU-ES)

O grupo “Eco-óleo”, do 9º ano da EEEFM Cândida Póvoa, de Apiacá (ES) , com a supervisão dos professores Jaqueline Alves e Cleiton Teixeira, desenvolveu o projeto de reaproveitamento de óleo residual de fritura. O projeto prevê a coleta de óleo residual de fritura na escola e na cidade e troca por produtos de limpeza. O óleo coletado é transformado em sabão e/ou biodiesel por um órgão licenciado. O projeto também faz ações de educação ambiental na comunidade.

Nome da escola: EEEFM Cândida Póvoa

Professoras facilitadoras: Jaqueline Alves e Cleiton Teixeira

Nome do grupo: Eco-óleo

Estudantes: Amanda Norberto, Emily Gonçalves Marques, Isabelly da Mota Godinho, Jaqueline Secundino China, Letticia Salotto Quinto de Oliveira, Ligia Vieira Fidelis, Rayssa Vilela da Silva, Rhykelme Guttierry Freitas da Silva, Sarah Regina Marques Fonseca e Vitoria de Andrade Sartori

A imagem mostra os alunos do grupo junto com os professores em um ambiente ao ar livre. Eles estão em pé, sorrindo, e estão posando com uma grande garrafa com o símbolo de reciclagem estampado.
Grupo “Eco-óleo”, da EEEFM Cândida Póvoa, Apiacá (ES)

Na CEIER de Vila Pavão, em Vila Pavão (ES), o grupo “Shell Bio CEIER”, sob a supervisão dos professores Claudiney Helmer, Sergiana Helmer e Rogéria Helmer, apresentou o projeto Bio Ferti Sustentável. O grupo controlou os dejetos de suínos do biodigestor da escola para fazer um biofertilizante natural. Eles ajustaram as rações dos animais para obter os nutrientes ideais no fertilizante e o enviaram às plantações por irrigação.

Nome da escola: CEIER de Vila Pavão

Professoras facilitadoras: Claudiney Helmer, Sergiana Helmer e Rogéria Helmer

Nome do grupo: Shell Bio CEIER

Estudantes: Amanda Ramlow Chicute, Ana Vitória Pazito Wultke, Ashley de Oliveira Butick, Elisa de Oliveira Kempin, Fabrício Júnior Paulino Rodrigues, Hellen de Souza Coelho, Joana Schmidt, João Augusto Cardoso Guimarães e Thalys Martins Alves

A imagem mostra o grupo de alunos em pé ao ar livre, com uma faixa que diz "FEIRAS DE TROCA DE OBJETOS E NEGÓCIOS". O cenário parece ser um parque ou um espaço verde semelhante, pois há árvores e plantas ao fundo. Há também uma caixa com o que parecem ser plantas ou flores no canto inferior esquerdo da imagem.
Grupo “Shell Bio CEIER” da CEIER de Vila Pavão, Vila Pavão (ES)

O terceiro time reconhecido é o “Eco3DMakers”, formado por alunos da EEEM Dom Daniel Comboni, de Nova Venécia (ES), sob supervisão dos professores Fabrício de Sá e Bernardo Olmo, desenvolveu o projeto de criação de filamento à base de garrafa PET. O projeto Eco3DMakers criou uma máquina movida a energia solar que transforma garrafas PET em filamentos para impressoras 3D. Com o filamento reciclado, a equipe produziu materiais pedagógicos para alunos com deficiência, usando um filamento especial de arroz.

Nome da escola: EEEM Dom Daniel Comboni

Professores facilitadores: Fabrício de Sá e Bernardo Olmo

Nome do grupo: Eco3DMakers

Estudantes: Anna Julia Biral Dalvi, Estela Tavares Scabello, Gustavo Maia Pinheiro, João Victor Vieira Morais, Julia Righette Soares, Ligia Justiano Araujo, Mateus Valeriano Lopes, Matheus de Abreu Mioto, Matheus de Melo Colombi e Narah Júlia Pigatti Marroch

A imagem mostra os alunos sentados em um tapete azul em uma sala com paredes decoradas para se assemelhar ao espaço sideral, apresentando imagens da Terra e de estrelas. Um estudante está segurando um quadro branco com as expressões químicas "CH₄ + 2O₂ → CO₂ + 2H₂O" e "C₆H₁₂O₆ + 6O₂ → 6CO₂ + 6H₂O", que representam a combustão do metano e a respiração da glicose, respectivamente.
Grupo “Eco3DMakers” da EEEM Dom Daniel Comboni, Nova Venécia (ES)

O grupo “Aqualuz”, da EEEFM Cândida Póvoa, de Apiacá (ES) desenvolveu um projeto para reaproveitamento de água da chuva sob supervisão dos professores Katieny Silva e Josimar Júnior. O time criou um sistema para usar a água da chuva na limpeza da escola, usando uma bomba elétrica movida a energia solar. Eles também programaram uma placa solar que acompanha o sol e usaram baterias de celulares recicladas para armazenar a energia.

Nome da escola: EEEFM Cândida Póvoa

Professores facilitadores: Katieny Silva e Josimar Júnior

Nome do grupo: Aqualuz

Estudantes: Ana Beatriz da Rocha Azevedo, Ana Julia Corrêa Canedo, Ana Luísa Cottini Trentin, Daniel Torres Sobral, Felype Milani, Gabrielly Rangel Lessa dos Santos, Júlia Targino Machado, Lis Salatto da Silva e Thábata de Oliveira Lobaque

A imagem mostra os alunos e professores em pé ao ar livre sob um dossel de guarda-chuvas coloridos. Eles seguram cartazes do projeto. O cenário inclui um prédio com um portão aberto ao fundo e grama artificial no chão, marcada com a sombra dos guarda-chuvas instalados acima.
Grupo “Aqualuz” da EEEFM Cândida Póvoa, de Apiacá (ES)