Conheça os projetos reconhecidos em 2024 - Rio de Janeiro
Premiados pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ)

Os alunos do 8º ano da EM Presidente Café Filho, formaram o grupo "Café Filhox", sob a orientação das professoras Amanda Ribeiro dos Santos e Michele Margarete Bispo dos Santos. O projeto reaproveita roupas descartadas para criar ecobags, unindo criatividade, colaboração e consciência ambiental para gerar mudanças concretas. Com a ajuda de Dona Valéria, colaboradora da escola, os estudantes aprenderam técnicas de costura, produzindo sacolas de qualidade e design diferenciado. A iniciativa promove a proteção do meio ambiente e inspira práticas sustentáveis na comunidade.
Nome da escola: EM Presidente Café Filho, Vila Kennedy/Rio de Janeiro
Professores facilitadores: Amanda Ribeiro dos Santos e Michele Margarete Bispo dos Santos
Nome do Grupo: Café Filhox
Estudantes: Ana Carolina de S. Vicente, Emanuella R. Candido, Fernanda S. Lima, Giovana C. Pereira, Laieny Machado da Silva Alvarenga, Maria Beatriz P. da Silva, Pedro Henrique M. Alves, Sarah Rosa Gomes, Sophia Santana Rangel, Vitória Conceição de Mello.
O grupo “Piratas do Arará”, da EM Cardeal Leme, aprimorou a ecobarreira desenvolvida em 2023 sob a supervisão do professor Gerson de Oliveira Magalhães Dias. Com a continuidade do projeto e o uso da metodologia NX, a equipe aproveitou a experiência do ano anterior para avançar na criação de uma solução mais eficiente. O objetivo é reduzir o volume de lixo plástico que chega à Baía de Guanabara, ampliando o impacto ambiental positivo da iniciativa.
Nome da escola: EM Cardeal Leme, Benfica/Rio de Janeiro
Professores facilitadores: Gerson de Oliveira Magalhães Dias
Nome do Grupo: Piratas do Arará
Estudantes: Ana Luiza de Souza Batista, Bernardo Nascimento Lopes, Caio Gabriel da Silva Marinho, Diego Pereira Alves, Fernanda Brasil Souza da Silva, Kamile Alexia da Silva Santos, Kamilly Vitória de Sousa Vieira, Karoline Sobrinho Facundes de Freire, Maria Eduarda Sousa Martins, Vitor Hugo Batista Florêncio.


Na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o projeto BioGET, desenvolvido pelo time “Starplorers”, da EM Dorcelina Gomes da Costa, reutiliza resíduos alimentares da cozinha escolar de forma sustentável. Sob a orientação dos professores Carlos Eduardo da Silva Gomes e Thais Lourenço Assumpção, o grupo implementou um biodigestor, que já substitui o gás tradicional na cozinha da escola com biogás produzido localmente. Além disso, o biofertilizante gerado é utilizado na horta de temperos cultivada pelos alunos, promovendo práticas conscientes e integradas ao dia a dia escolar.
Nome da escola: EM Dorcelina Gomes da Costa, Pechincha/Rio de Janeiro
Professores facilitadores: Carlos Eduardo da Silva Gomes e Thais Lourenço Assumpção
Nome do Grupo: Starplorers
Estudantes: Arthur Swami Azevedo de Santana, Camila Victoria Sylvestre, Erick Zaqueu do Nascimento, Evelyn Cristini Ferreira Chagas, Gabriel Ventura Ferreira dos Santos, Livia de Lima Peres da Silva, Luan Matias da Silva, Wallace Rodrigues dos Santo
Estudantes da EM Marechal Mascarenhas de Morais, inovaram ao criar uma horta autossuficiente dentro de um domo geodésico, transformando a escola em um espaço verde e produtivo, alinhado aos princípios da sustentabilidade. Sob a supervisão dos professores Aline Paula de O. Leite, Luciano H. da Silva e Luis Gustavo T. M. Queiroz, o “Ecodomo” permite o cultivo durante todo o ano, proporcionando uma experiência educacional prática em ecologia, agricultura e tecnologias sustentáveis. A iniciativa também busca impactar a comunidade, com palestras e oficinas que expandem as ações para além dos muros da escola, promovendo a conscientização e o engajamento local.
Nome da escola: EM Marechal Mascarenhas de Morais, Caju/Rio de Janeiro
Professores facilitadores: Aline Paula de O. Leite, Luciano H. da Silva, Luis Gustavo T. M. Queiroz
Nome do Grupo: Ecodomo
Estudantes: Ana Clara S. Santos, Esley Lima da Silva, João Andriel da S. Alves, Julia S. Alves, Luis Antonio de A. da Costa, Rafael Cabana C. Filho, Samuel Isidoro da Silva, Samuel de Sousa T. da Silva, Victor Gabriel Gonçalves M. Azevedo, Vitor Hugo do N. Seno.
