Ir para o conteúdo principal

Conheça os projetos reconhecidos em 2024 - Rio de Janeiro

Premiados pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)  

Quatro jovens segurando uma placa de madeira em um fundo neutro

Formado por quatro estudantes e três professoras do CE Ministro Raul Fernandes, em Vassouras (RJ), o time “Avança Raul” demonstrou que é possível aliar progresso e sustentabilidade. Sob a orientação das professoras Alessandra Meirelles Bernardo Piveti, Aline da Silva Alves e Simone Ribeiro Lima Gilson, o grupo criou uma solução inovadora: um couro ecológico impermeável, produzido a partir de cascas secas de tangerina e aipim.

Nome da escola: CE Ministro Raul Fernandes, Vassouras/RJ

Professores facilitadores: Alessandra Meirelles Bernardo Piveti, Aline da Silva Alves e Simone Ribeiro Lima Gilson

Nome do grupo: Avança Raul

Estudantes: Ana Carolina de Oliveira Motta, Dhavi Francisco de Moura Spá dos Santos, Melissa dos Santos de Souza, Yris dos Santos Aquino Silva.

O grupo “Historical Problems”, do CE Rio Grande do Norte, em Volta Redonda (RJ), desenvolveu o projeto “Ecobarreira: um rio de mudanças” para enfrentar os desafios dos alagamentos e da poluição plástica nos rios. Juntos do professores Flávia Fernanda Ferreira Faria, Robezio Roberto de Souza Lima e Isabelle Silva de Araújo, a equipe identificou que a instalação de uma ecobarreira seria uma solução prática e eficiente para reter resíduos sólidos flutuantes no Córrego Cachoeirinha, prevenindo obstruções e reduzindo o impacto das inundações.

Nome da escola: CE Rio Grande do Norte, Volta Redonda/RJ

Professores facilitadores: Flávia Fernanda Ferreira Faria, Robezio Roberto de Souza Lima e Isabelle Silva de Araújo

Nome do grupo: Historical Problems

Estudantes: Alberto de Oliveira da Silva, Eduardo Barros Ribeiro Vaz, Guilhermo Borges de Deus, Maria Eduarda Santana Couto de Paiva, Sérgio Eduardo de Souza Lopes, Yasmin da Silva Castilho.

Um grupo de jovens em um fundo colorido, segurando uma placa de madeira
Grupo de jovens sorrindo e posando para a câmera em um evento ao ar livre

Motivados pela preservação da Laguna de Araruama e pela melhoria da qualidade de vida de moradores e turistas, os estudantes do time “Invictos”, do CE Praia do Siqueira, em Cabo Frio (RJ), criaram uma solução inovadora para o descarte inadequado de resíduos de pesca, uma ameaça à biodiversidade local. Sob a supervisão das professoras Sara Isabel de Abreu Brito, Gabrielle Couto Sant’Anna e Danielle Barreto, o projeto “Resíduos da Laguna: nutrição para a natureza” utiliza compostagem e conscientização dos pescadores para transformar esses resíduos em adubo, oferecendo uma alternativa prática e acessível para despoluir a região.

Nome da escola: CE Praia do Siqueira, Cabo Frio/RJ

Professores facilitadores: Sara Isabel de Abreu Brito, Gabrielle Couto Sant’Anna e Danielle Barreto

Nome do grupo: Invictos

Estudantes: Gabriel Laurindo Kiffer, Gabriela Marinho Rocha, Jean Pierry Mendes de Sousa, Leandra Adma Lima Soares, Leonan Paraizo Pessoa, Marcus Vitor Nunes Paiva, Matheus Barros dos Santos Gomes, Rhaissa Hevellyn Magalhaes Rosa, Ruan Resende Rangel, Ryan da Silva Souza.

Aproveitar recursos é impulsionar o progresso de maneira sustentável. Com esse objetivo, o time "Raulnidos", formado por estudantes da CE Ministro Raul Fernandes, em Vassouras (RJ), criou uma iniciativa para conscientizar a comunidade sobre o descarte adequado de óleo de cozinha e o potencial das fontes renováveis de energia. O grupo visitou o aterro sanitário e realizou pesquisas na escola para entender os hábitos de descarte de óleo de colaboradores, colegas e familiares. Sob a orientação das professoras Alessandra Meirelles Bernardo Piveti, Maria Beatriz Alcântara Mendonça e Ada Vieira Santiago, o time desenvolveu um biocombustível, promovendo a economia circular e contribuindo para a prevenção da poluição da água e do solo.

Nome da escola: CE Ministro Raul Fernandes, Vassouras/RJ

Professores facilitadores: Alessandra Meirelles Bernardo Piveti, Maria Beatriz Alcântara Mendonça e Ada Vieira Santiago

Nome do grupo: Raulnidos

Estudantes: Ana Clara de Carvalho Barbosa da Costa, André Lucas da Silva Gomes, Arthur Lopes Almeida Machado de Macedo, Ryan Romão da Silva Moreira, Thiago Pereira Tondella dos Santos.

Grupo de jovens com garrafas de biocombustível nas mãos