Ir para o conteúdo principal
No quarto de um hospital, vemos duas profissionais da saúde, uma delas entrega um bebê recém-nascido a uma mulher que está ao lado de um homem.

A temática do leite materno para a promoção da alfabetização científica

A gravidez na adolescência é uma realidade na comunidade escolar da professora de Química Pâmela Almeida. Assim, após 12 anos lecionando, ela decidiu trabalhar o tema “Leite Materno”, elaborando um projeto que desenvolvesse a Alfabetização Científica de seus alunos.

Por Pâmela Santos Galetti Almeida em set 03, 2020

A ideia surgiu quando uma aluna adolescente retornou às atividades escolares muito antes de terminar sua licença-maternidade, pois entendia que não tinha “nada para fazer em casa”. Logo, refletindo sobre o impacto que o conteúdo proposto nas aulas de Química traz para o futuro dos alunos, a professora resolveu trabalhar uma temática social que pudesse apoiar a aprendizagem, visando a formação de cidadãos mais críticos e éticos.

Imagem de duas ilustrações feitas por estudantes. Na ilustração da esquerda, há uma garrafa de leite e a descrição dos componentes do leite de vaca. Na imagem da direita, vemos uma mãe com bebê no colo e a descrição da composição do leite materno.
Imagem de duas ilustrações feitas por estudantes. Na ilustração da esquerda, há uma garrafa de leite e a descrição dos componentes do leite de vaca. Na imagem da direita, vemos uma mãe com bebê no colo e a descrição da composição do leite materno.

Registros comparativos da composição dos leites de vaca e humano. Trabalho realizado por estudantes da EEEFM Lyra Ribeiro Santos, município de Guarapari.

A metodologia aplicada foi a Aprendizagem Baseada em Problema, pois o projeto aborda questões de ordem social e ambiental condizentes com a realidade dos alunos, de forma contextualizada e transdisciplinar. O projeto foi desenvolvido em quatro etapas: criação e apresentação do cenário; levantamento de fatos e formulação das questões; aprofundamento das causas dos problemas e suas possíveis soluções, a partir do método investigativo; e, por último, os alunos analisaram as informações coletadas, para depois apresentarem o trabalho desenvolvido para toda a turma.

A partir do tema “Leite Materno”, foi possível trabalhar conteúdos da Química da Vida, como carboidratos, lipídeos, proteínas, hormônios e vitaminas. Entretanto, para a docente, o valor dessa proposta extrapola o conteúdo teórico. O principal foi abordar e debater questões sociais como: amamentação, licenças-maternidade e paternidade, políticas públicas para o incentivo ao aleitamento materno, melhor qualidade de vida e uso consciente de substitutos do leite materno. “Desenvolvemos uma bagagem para a vida do estudante, pois abordar uma temática que, em algum momento, fará parte de sua realidade e permitirá uma tomada de decisão consciente sobre a escolha ou não do aleitamento materno é imprescindível, devido aos benefícios nutricionais”, relatou a professora Pâmela.

Depoimento da professora Pâmela Santos Galetti Almeida sobre a participação no Prêmio Shell de Educação Científica

O Prêmio Shell de Educação Científica foi a valorização de um trabalho realizado com muita dedicação e esforço, mas que muitas vezes não é reconhecido pela sociedade. Isso nos motiva a realizar novos projetos que gerem mais conhecimento científico aos estudantes, de forma crítica e contextualizada, para incentivá-los a resolver problemas do cotidiano.

A participação no Prêmio Shell me proporcionou novas ferramentas pedagógicas que podem ser muito úteis dentro de sala de aula para fomentar o processo de ensino-aprendizagem. O melhor é que os benefícios dessa experiência podem ser compartilhados com outros professores das áreas de Ciências e Matemática.

Além disso, a experiência de viajar a Londres foi inesquecível, com uma programação excelente, o que, certamente, contribuiu muito para a minha formação profissional e pessoal. Os impactos foram tantos que, este ano, tenho pensado em fazer doutorado na área da Educação, desenvolvendo um projeto relacionado à saúde.

Mini-bio do Autor

Pâmela Santos Galetti Almeida, foi 1º colocada do Prêmio Shell de Educação Científica 2019, na categoria Ensino Médio – Espírito Santo. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lyra Ribeiro Santos, município de Guarapari (ES).

Matérias relacionadas

Por Antonio Roberto Petali Júnior em set 09, 2020

Por Edevaldo da Silva Oliveira em set 09, 2020

Mais em Artigos e Matérias